Alunos 3º ano

Nesta página os alunos do 3º ano encontraram suas tarefas, trabalhos, notas e conceitos relativos ao ano de 2012.


Pré-Sal X Sustentabilidade.

Atualmente o Brasil vive um amadurecimento em técnicas e descobertas afim de conseguir um alto estágio econômico para então andar com suas próprias pernas ou como preferir tornar-se independente da economia de outros países por assim dizer de 1° mundo. A mais nova descoberta é o pré-sal : O pré-sal é um reservatório entre rochas com grande acumulo de Petróleo, o nome pré-sal é dado porque é formado um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal. Essa descoberta tem trazido muitas vantagens para o pais e tende a trazer muito mais, já que o poder aquisitivo hoje é voltada principalmente para combustíveis fósseis sendo o petróleo o mais eficaz.
O país desde então tem fortalecido o campo de pesquisa e mão de obra especializada, melhorando especificamente o potencial dos trabalhadores que de forma geral realizam atividades nessa área, resultando em maiores e melhores oportunidades de trabalho em grande expansão.
Entretanto é alvo de grandes discussões os prejuízos que pode vim a provocar, em extensão mundial, essa incrível descoberta que é o pré-sal, especialistas temem o caos que pode causar no meio ambiente danificando-o ainda mais com a nova forma de extrair o petróleo. "Além dos outros danos pelas queimas de combustíveis fósseis, o excesso de CO2 na atmosfera, enxofre, (principais gases poluentes) entre outros.
Assim como o país ganha economicamente, pode trazer inúmeras consequências em termos mundiais, já que um dos pulmões do mundo é a nossa Amazônia. A melhor saída é tentar um equilíbrio entre ambos onde um não prejudique o outro a níveis extremos, criando e organizando métodos de lucros e consumos sociais, porém com o menor número de prejuízo possível ao meio ambiente. É nesse foco que se tenta dar passos mais precisos há Sustentabilidade.  
Mariane Magno


ORIENTAÇÕES PARA O 1º TRABALHO
Nosso 1º trabalho do primeiro bimestre está atrasado, devido a greve, o mesmo segue abaixo:


  • Ler o texto das páginas 10,11,12 e 13 e fazer uma síntese sobre o tema Pré-sal.
  • Valor: 2,0 pontos.
Sugestão: Na página 14 possui algumas questões que podem auxiliar em seu trabalho.

Como ainda não temos um horário de aula fixo estarei corrigindo de 03 a 10/04.


BOM TRABALHO!!!

DEVOLUTIVA:
       Ótimo trabalho alunos do 3º ano, parabéns pelo compromisso, pois somente 5 alunos deixaram de fazer, por motivos ainda não justificável, espero que na próxima todos façam.

Professora: Marcilene


ORIENTAÇÕES PARA O 2º TRABALHO

 
Nosso 2º trabalho é uma lista de exercícios sobre o conteúdo visto neste bimestre.
  • Entregar dia 02/05.
  • Valor: 2,0 pontos.
DEVOLUTIVA:
Vejo que todos se mostram muito interessados, isso sim é características de alunos do 3º ano. Parabéns!

Professora: Marcilene
  


ORIENTAÇÕES PARA O 3º TRABALHO


Determinação do teor de álcool na gasolina

 
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, na faixa de hidrocarbonetos de 5 a 20 átomos de carbono.

    Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou sua capacidade de resistir ás exigências do motor sem entrar em auto-ignição antes do momento programado. A detonação (conhecida como "batida de pino") leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo. 

    O álcool etílico, umas das substâncias adicionadas à gasolina tem vital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Se por um lado existe vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.
    Disso tudo, nota-se a importância para a frota automotiva brasileira e para o meio ambiente, o rigoroso controle dessa porcentagem.

Aula prática no Laboratório de Química - Medindo o teor de álcool na gasolina.
  • Cada grupo (formamos na última aula) ficará responsável por trazer gasolina comum do posto já determinado em sala de aula;
  • Valor: 2,0 pontos;
  • Esse trabalho será feito assim que terminar a semana de avaliação.
                                    3° A e D - 17/05
                                    3° B e C - 21/05
  •  O relatório deverá ser entregue na aula posterior a aula prática.

Na próxima semana estará disponível neste blog o canhoto de notas do 1° bimestre.